Salto Alto para crianças?! Entenda porque não é uma boa escolha

Ao escolher um sapato, a criança deve sentir os pés livres e confortáveis, quase como se estivesse descalça.

O sapato é um dos itens mais comprados pelos pais durante a infância dos filhos. A cada seis ou oito meses, os pés da criança crescem e o calçado fica apertado. No caso das meninas, a troca constante de tênis e sandálias dá margem à compra de modelos variados que, na maioria das vezes, têm saltos de, no mínimo, 2 centímetros. Muitas vezes, é mais fácil encontrar calçados com saltos do que sem eles. Mas esses não são os mais indicados pelos especialistas. Crescer Online entrevistou o ortopedista do Hospital das Clínicas Antônio Egídio de Carvalho Júnior e traz dicas e orientações sobre o assunto. Confira!

Crescer Online – O salto pode prejudicar o desenvolvimento físico da criança?

Antônio Egídio de Carvalho Júnior – O pé da criança deve ter todos os movimentos e mobilidade possíveis para que ocorram o desenvolvimento muscular e o equilíbrio. Quando você coloca um salto, está desequilibrando a postura da criança, encurtando o músculo posterior da perna e modificando a posição da coluna. O salto alto é absolutamente contra-indicado. O uso de uma fôrma inadequada durante a fase de crescimento resulta em problemas graves na estrutura óssea da criança.

Crescer Online – Quais problemas o salto pode resultar na vida adulta?

Antônio Egídio de Carvalho Júnior – Um sapato com uma fôrma que prejudique o desenvolvimento traz deformidades para os pés e para a postura. Quando você eleva o calcanhar, as pressões que deveriam ser divididas por toda a área da planta do pé ficam concentradas na parte exterior dos dedos, onde podem se formar calosidades, bolhas, uma série de lesões de pele, além da deformação de tendões, mudanças de postura. Muitas vezes a criança sente dores na perna porque, para se equilibrar no salto, precisa de uma atividade muscular maior. Do ponto de vista ortopédico, o salto deve ser banido. Mas, se não for possível, é indicado que não seja de uso diário, apenas nos sapatos de festa.

Crescer Online – Qual é a alternativa para o salto?

Antônio Egídio de Carvalho Júnior – Uma maneira de driblar a pressão da moda do salto é usar plataforma. Ela satisfaz a vontade da criança de ficar um pouco mais alta e não prejudica o desenvolvimento. O importante é que a plataforma tenha menos de 4 centímetros e não coloque o pé numa postura de elevação no calcanhar e apoio nos dedos.

Crescer Online – A partir de qual idade o uso de salto é permitido?

Antônio Egídio de Carvalho Júnior – Em nenhuma idade. Os saltos acima de 6 centímetros colocam o pé numa posição antifuncional. Mas, como o salto já é um componente fixo do vestuário feminino adulto, ele deve ser num sapato de uso ocasional.

Crescer Online – Como perceber que a criança tem problemas nos pés?

Antônio Egídio de Carvalho Júnior – Se o problema for fruto do uso do salto alto, ela vai ter dor na panturrilha e nos pés, causada pela posição não habitual. Além disso, há o desenvolvimento de bolhas, a alteração da unha, o arqueamento ou retração dos dedinhos e a manifestação do joanete.

Crescer Online – E quais sãos os tratamentos?

Antônio Egídio de Carvalho Júnior – É preciso reconhecer qual é a gravidade. Em primeiro lugar, é preciso orientar os pais para o uso do bom calçado e, em segundo, atitudes fisioterápicas, de boa postura do pé, alongamentos.

 

Preste atenção!

1º) Escolha o calçado de acordo com o pé da criança

2º) Troque o sapato da criança a cada seis ou oito meses

3º) Leve seu filho na loja para fazer um ‘test drive’

4º) Observe se o sapato não está apertado, se tem a largura exata do pé e um comprimento maior do que os dedos, para ficarem confortáveis

5º) Adote o uso de sandálias: elas permitem todo o movimento do pé sem compressão de áreas específicas

6º) Faça sempre um acompanhamento ortopédico dos pés das crianças

 

O sapato ideal deve…

1º) Permitir a flexibilidade do pé

2º) Ter um tecido de cobertura macia e solado flexível para maior conforto

3º) Se a criança pratica esportes, escolha um tênis com sistema de amortecimento forte para amenizar o impacto.

Fonte: Bebê Abril e Revista Crescer

Sem comentários