Três coisas que ficam

“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor…” (1 Coríntios 13.13 (a))

A vida passa rapidamente. Situações e pessoas aparecem, reaparecem e desaparecem. E o tempo apenas aparece e desaparece, como uma estrada de mão única, que somente vai. Somos donos de poucas coisas, porque a maioria nos é emprestada por um pequeno período. Mas abrir mão de tudo diante da realidade? Jamais. Mediante as palavras de Paulo, três elementos essenciais da vida permanecem, como sustentáculos da existência: A fé, a esperança e o amor.

A fé é a motivação primária. Com ela conseguimos ficar em pé e alavancar a vida. A fé é a certeza que vai dar certo. Ela não convive com o talvez e está divorciada de todo espírito de medo e derrota. Com ela conseguimos abrir a porta ao sobrenatural. Encontramos em Hebreus 11.1 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Inspiradíssimo, o Apóstolo João escreveu: “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” – 1 João 5.4.

A esperança é a saudação do futuro e a respiração da vida. Por meio dela vencemos o imediatismo estressante dos nossos dias. Nem tudo é para o agora. A vida é como um alimento que deve ser experimentado um bocado de cada vez e só aprende esta lição quem tem a esperança impregnada na alma. A esperança não aceita o sofrimento do hoje como definitivo e nos faz levantar os olhos. É uma bandeira que trêmula no alto da montanha.

E o amor? Amor é o sentimento maior que rege os instintos e a vida. É o maior dos dons ministeriais e espirituais. Na continuação do texto básico está escrito: “O maior deles, porém, é o amor”. É o que justifica qualquer atitude pensada, falada e materializada. É a fonte de todas as coisas boas e o que amortece e anula todo impacto maligno. O amor é físico, metafísico, transcendente, moral, material, espiritual… é Deus! “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” – 1 João 4.8. Por amor Deus fez tudo, inclusive doou temporariamente Seu Filho na cruz, para remissão dos nossos pecados e libertação do mal. Se hoje podemos falar de fé esperança e amor é devido o Cristo que vive em nós.

A fé é a partida, a esperança a viagem e o amor a chegada e o banquete. A fé olha para cima, a esperança para frente e o amor para todas as dimensões. A fé e a esperança são para o presente e o amor, para o presente e a eternidade.

Quase tudo pode ser subtraído, menos as três virtudes “teologais” que marcam e definem o tamanho da nossa felicidade. Podemos perder muitas coisas na vida, mas jamais podemos abrir mão da fé, da esperança e do amor.

Por: Pr. Elias Ferreira

Um comentário

  • Diogo
    6 de dezembro de 2013

    A fé e a esperança são terrenas, mas o amor… será até no Céu!!!!!!!!! …..\o/