Uma pombinha fez ninho no meu limoeiro

“Aparecem flores na terra, e chegou o tempo de cantar, já se ouve em nossa terra o arrulhar dos pombos”. Ct 2.12

Nos fundos da minha casa há um limoeiro. Poucos dias atrás, uma pombinha resolveu fazer um ninho nele. Foi muito bom vê-la voar e trazer gravetos para o seu ninho, estrategicamente protegido dos ventos e chuvas fortes. Os espinhos foram e são contornados no seu entra e sai. Aliás, os espinhos hoje, são como muralhas contra seus inimigos naturais. E melhor ainda agora, é vê-la em paz chocando seus ovos, dando continuidade ao maravilhoso ciclo da vida.

Sempre que a observo relembro alguns textos bíblicos: A pomba que Noé soltou quando as águas do Dilúvio baixaram, os pombinhos como ofertas por um recém-nascido, as ofertas dos mais humildes que não tinham gado para trazer ao sacerdote, o romantismo de Salomão à Sulamita e o Espírito Santo que desceu na forma corpórea de uma pomba quando Jesus foi batizado. Esta pequena ave na Bíblia simboliza a pureza, a paz, a sensibilidade, a fidelidade (possuem um único parceiro na vida), a simplicidade, o amor, a celestialidade (o céu) e o Espírito Santo.

No meu caso específico, a natureza me ensina que por mais ácido e espinhoso que seja a vida (limão e limoeiro) ainda pode abrigar algo inocente, belo e cheio de vida (a pombinha e seu ninho). Com isto aprendo a soberania de Deus. Mostra-me ainda, que aquilo que normalmente é evitado e desprezível, pode se tornar algo ideal, extremamente útil para além do imaginável. Com isto aprendo a sabedoria de Deus. Ao vê-la chocar entendo que para cada fase da vida há sempre uma situação de vitória. E com isto, aprendo com Deus a ter paciência e descansar nEle. Afinal, com o Senhor, sempre é tempo de cantar.

Neste novo ano, muitos limoeiros com espinhos e limões irão surgir. Vou agradecer cada espinho e construir um ninho de paz, pois com certeza, será o melhor de Deus para mim.

E os limões? Aceita uma limonada?

Na paz do Senhor!

Pr. Elias Alves Ferreira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários