A vida sob o comando de Deus

“Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo. Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam. ” (Números 9.16 e 17)

Em meio aos muitos dilemas em que vivemos, é difícil saber tomar a decisão certa. Muitas vezes, quando e o quê fazer, se tornam enigmas indecifráveis. No livro de Números capítulo 9, a partir do versículo 15, encontramos um relato sobre uma nuvem que cobria o Tabernáculo durante o dia e a noite como uma coluna de fogo. Quando esta estivesse parada, o povo de Deus acampava, quando saía do Tabernáculo, o povo caminhava. Isso ocorria segundo a ordem do Senhor (v.20). Não havia a preocupação com o trajeto, o destino e nem quanto ao tempo de caminhar, pois a direção e o horário estavam sob a determinação dos céus.

O homem, devido ao pecado, tem se distanciado de Deus e esquecido de que é a imagem dEle. Por ter o livre arbítrio se torna mais e mais ousado na sua arrogância e auto-suficiência ao ponto de até achar que pode prever o futuro e o seu destino. Porém, quando surge a necessidade de decidir comete erros os quais o leva a viver em meio a um emaranhado situações, lhe provocando desespero, depressões físicas, emocionais e espirituais. Para muitos a desistência da vida passa a ser a melhor opção.

Não entregar-se a Deus é sinal de orgulho, é o mesmo que dizer que o Senhor não sabe fazer as coisas certas. O melhor caminho é o da humildade permitindo o Todo-Poderoso agir. Tudo seria mais simples se todas as pessoas olhassem para cima, procurando ver o sinal para caminhar na direção certa. Tantas catástrofes seriam evitadas, se tão somente, antes das decisões, Deus houvesse sido consultado. Não podemos ir antes da nuvem (precipitar) e nem tampouco depois (atrasar). Nossos passos devem ser dados segundo a vontade de Deus.

Com a evolução da ciência, principalmente a tecnológica, tem-se acesso a tantas novidades, porém, a maior e mais importante delas é a história do amor de Deus, que enviou Seu Filho Jesus para morrer e nos dar o equilíbrio e a direção certa. Através das Sagradas Escrituras aprendemos a discernir os momentos certos de caminhar ou estar parados. Filipenses 4.6 nos aconselha: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.”. Não adianta precipitar e querer fazer ao nosso modo.  Para evitar essa situação o verso 5 do Salmo 37 nos aconselha: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará”. Portanto, não esqueça de consultar ao Senhor antes de agir.

Por: Pr. Elias Ferreira

Sem comentários