A lei da semeadura

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” (Gálatas 6.7)

Estamos cercados por leis sendo impossível viver sem observá-las ou obedecê-las. As leis naturais, civis e espirituais são as principais que regem as nossas vidas. Há uma, porém, embora sendo natural, nos traz lições importantíssimas: A lei da semeadura.

Deus estabeleceu na Criação esta lei natural: Então disse Deus: “Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies”. E assim foi.” – Gênesis 1.11, e reafirmou-a após o dilúvio: “…Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão.” – Gênesis  8.22. Semear é espalhar a semente e nós colhemos somente o que semeamos. E isto é uma determinação natural, uma lei.

Quando a semente é lançada, adormece no solo aguardando o momento certo para brotar. Mas uma coisa é certa, quando vêm as condições naturais, surge uma nova planta.Semear é uma oportunidade grandiosa que Deus nos dá. Pela Sua palavra podemos perceber o quanto Ele está preocupado com o que semeamos e nos exorta realizar:

A semeadura do Bem: “Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.” –  Gálatas 6.9.

A semeadura nos relacionamentos, principalmente no ambiente familiar: “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” – I Timóteo 5.8.

A semeadura na oração: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.” – Lucas 11.9,10.

A semeadura das boas palavras: “A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata.” – Provérbios 25.11.

A semeadura no serviço a Deus: ” Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.” – João 12.26.

A semeadura do amor incondicional: “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.” – Romanos 12.10.

A semeadura financeira no reino de Deus: “Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.” – 2 Coríntios 9.10, 11.

A Bíblia também alerta para não semearmos problemas em nenhuma esfera das nossas vidas, pois se semearmos ventos, colheremos tempestades, a semelhança do povo de Deus no Velho Testamento – Oséias 8.7.

Deus é claro e sério, Ele não se deixa escarnecer, não permite que alguém zombe dEle. Tudo o que semearmos e não apenas uma parte da semeadura, voltará como colheita.

Por: Pr. Elias Alves

Sem comentários