Como vai a lancheira do seu filho?

Com tantas atividades no dia a dia, que mãe não quebra a cabeça na hora de preparar a lancheira de seus filhos? Num primeiro momento, pensando na praticidade e em não perder tempo, a tendência é colocar o que estiver à mão, sem analisar se os itens são saudáveis, se fornecem todos os nutrientes necessários e, sobretudo, o impacto que isso terá na qualidade de vida das crianças – a curto e longo prazos.

Por mais que precise ser feita durante todo o ano letivo e requeira uns minutos a mais, é essencial que a montagem da lancheira tenha como foco a melhor alimentação para o seu filho. Para se ter uma ideia da importância de uma dieta equilibrada, cerca de 25% das crianças brasileiras estão acima do peso, e isso se deve ao consumo exagerado de bolachas recheadas, salgadinhos e refrigerantes – uma opção mais fácil, porém, muito mais prejudicial aos pequenos. E tem mais: o problema não se restringe à obesidade, pois, a partir dela, podem surgir, na idade adulta, doenças como pressão alta e diabetes.

É claro que a maioria das crianças prefere abrir a lancheira e encontrar batatinhas fritas, chocolate e refrigerante. Já os pais gostariam que elas comessem um bolo integral, uma fruta e um suco. Para equilibrar essa equação, a nutricionista e consultora Cynthia Striebel, que há 14 anos desenvolve um projeto de educação alimentar escolar em Porto Alegre, sugere a negociação. “Seu filho quer levar algo não muito nutritivo? Eventualmente, isso não é um problema. Negocie com ele um dia da semana para este lanche e, nos outros dias, as frutas, cereais e o leite”, exemplifica.

Sendo assim, ponha sua criatividade em prática! Uma lancheira saudável é aquela que dosa a quantidade de calorias e nutrientes e, ainda, conta com produtos que podem ser conservados em temperatura ambiente, caso dos bolos e biscoitos sem recheio, frutas (banana, maçã e pera são excelentes opções) e bebidas à base de soja.

Por isso preparamos junto a outros sites um cardápio com dica para lanchinhos especialmente pra você.

Sem título-1

Fonte: Portal Vital / IG / Comer para Crescer

Sem comentários