Conhecendo Deus através da Oração

A vitória na vida cristã flui de um conhecimento íntimo de Deus. Se você tivesse me perguntado logo quando eu conheci minha esposa se eu conhecia uma jovem chamada Debe “Tex” Sirman, eu diria que sim, que eu havia a conhecido uns dias atrás. Contudo, o que eu queria dizer quando eu disse que a conhecia naquele dia e quando eu digo que a conheço hoje, são duas coisas totalmente diferentes. Eu tenho um conhecimento íntimo dela que eu não tinha naquela época. Eu conheço as preferências delas, seus pontos fortes e fracos, suas alegrias e tristezas.

Quando nós começamos a sair juntos, eu sabia que eu a amava. Contudo, o amor que eu tenho por ela hoje é muito mais profundo – muito mais rico. Porque nós temos caminhado juntos em muitas situações e encarado muitas circunstâncias diferentes, nosso amor cresceu imensamente. O mesmo é verdade com Deus. Quanto mais você O conhecer, mais você vai amá-Lo. Conforme caminhamos com Ele nos vales e nos topos de montanha, nosso amor por Ele se intensifica. Mas, toma tempo conhecê-Lo.

O apóstolo Paulo escreveu que o desejo profundo de seu coração era que ele pudesse “conhecê-Lo e o poder de Sua ressurreição e a comunhão de Seus sofrimentos, conformando-me com ele na Sua morte” (Fl. 3:10). Paulo queria conhecer a Cristo no topo da montanha e no vale. Ele queria caminhar com Cristo nos momentos difíceis e nos bons momentos, porque Ele saiba que seu relacionamento com Cristo cresceria somente no jardim de uma intimidade a longo prazo.

Mas, no lado prático, como passamos a conhecer a Deus? Como experimentamos Seu amor e cuidado? Deus é Espírito. Assim, como podemos ter um relacionamento íntimo com um Deus que não pode ser visto ou tocado? Uma maneira pela qual nós desenvolvemos essa intimidade com Cristo é através da oração.

Muitas pessoas veem a oração somente como um meio de conseguir algo de Deus. É certamente verdade que Deus dá abundantemente aos Seus filhos, como resultado de nossos próprios pedidos. Na verdade, Ele é capaz de dar muito mais do que pedimos ou pensamos em pedir. Mas, a oração é muito mais do que obter o que queremos dEle. A oração é a comunicação de dois corações. É a comunicação com Deus do íntimo das nossas vidas e Sua comunicação conosco das coisas profundas de Seu coração.

Muitos de nós somos derrotados nas nossas vidas cristãs, porque temos o entendimento errado do que a oração realmente é. Vemos a oração como um tempo no qual nós nos dirigimos ao “grandioso Papai Noel celestial” e dizemos a Ele todas as coisas que queremos. Esta é uma visão tão superficial da oração que só pode mesmo levar à derrota. Não podemos sair e entrar da presença do Deus santo e todo poderoso como entramos numa loja com a lista de presentes para o Natal.

Qualquer relacionamento saudável leva tempo. Minha esposa e eu desenvolvemos um relacionamento maravilhoso e profundo com o passar dos anos, porque temos tirado um tempinho para comunicar um ao outro o que realmente está nos nossos corações. Tentamos todas as semanas encontrar uma hora e um lugar para sairmos de perto do telefone, do escritório e de outras distrações. Tiramos um tempinho para compartilhar nosso coração. Dividimos os problemas, as dores, as dificuldades e as vitórias que tivemos na semana. Nossos momentos mais difíceis no casamento aconteceram quando não tivemos tempo para nos comunicarmos.

O mesmo acontece com a oração. Leva tempo para realmente nos comunicarmos com Deus e para Ele comunicar a nós o que está no fundo do Seu coração. Talvez seja por isso que Jesus disse aos Seus discípulos que, quando eles orassem, que eles no seus quartos e fechassem a porta e que o Pai ouviria em segredo os recompensaria em público (Mat. 6:6). A oração não é um show religioso onde tentamos impressionar outros com nossa espiritualidade. Não é uma obrigação ou tarefa religiosa. A oração é primeiramente e, acima de tudo, um tempo pelo qual nos afastamos da correria da vida para podermos compartilhar a intimidade dos nossos corações com Deus. Leva tempo para ouvir Sua voz. É uma comunhão com o Criador do Universo.

Frequentemente sou desafiado sobre esse princípio. Alguém vai dizer: “Devemos sempre estar num espírito de oração. Sendo assim, não precisamos tirar um tempo para estarmos sozinhos com Deus”. É verdade que devemos “orar sem cessar”. Devemos tentar manter um espírito de oração durante o dia todo. Contudo, isso não significa que não precisamos de um tempo regular e consistente para ficarmos a sós com Deus e desenvolver essa comunicação íntima. Jesus ensinou Seus discípulos a fazerem isso. Se eles precisavam encontrar um tempo e lugar para ficarem longe das distrações do mundo e comungarem com Deus, então quanto mais nós ainda precisamos deste tempo e lugar?

Se você realmente deseja a vitória em sua vida cristã, este pode ser seu lugar de partida. Certamente não é tudo que há para a vitória, mas é um grande começo. Por que você não encontra um lugar e separa um tempo onde você pode se encontrar com Deus. Diga a Ele como está seu coração. Leia Sua Palavra e ouça Sua voz. Decida obedecer tudo que Ele vai lhe dizer. Você vai encontrar a vitória lá.

Fonte: Igreja Multiplicadora

Sem comentários