Exercendo o dom de ensinar para a glória de Deus

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. 1 Coríntios 10:31

No dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor. Uma boa parte da sociedade reconhece o valor e a importância do professor, pois é ele quem ensina aos seus alunos o que é necessário no que se refere ao conteúdo escolar e, em vários casos, ensina também valores e princípios que os alunos levarão consigo durante toda a sua vida. Dessa forma, o trabalho de um professor é imprescindível, pois ele vai lançar os alicerces para a construção de uma sociedade mais consciente de seus deveres e direitos.

Além dos docentes que trabalham nas escolas, cursos, universidades e etc, também existem os professores que ministram a Bíblia Sagrada nas escolas bíblicas que acontecem todas as semanas e que estão espalhadas por nosso país e também no exterior. Da mesma forma, temos os professores que ministram nos grupos de estudos bíblicos. Todas as semanas, faça chuva ou faça sol, vários homens e mulheres estão junto a um grupo de alunos (às vezes numa sala de aula, às vezes num lugar improvisado, às vezes na residência de alguém) para ministrar os ensinamentos bíblicos para todo aquele que deseja crescer na graça e no conhecimento da Palavra de Deus. Nem sempre tais pessoas possuem uma formação didática e pedagógica oficial (como um curso de Licenciatura, por exemplo), mas reconhecem serem vocacionadas por Deus para exercerem esse ministério com excelência! Seja o professor que ensina aos pequeninos, ou aos adolescentes, ou aos jovens, ou aos adultos ou à terceira idade, o fato é que Deus tem chamado homens e mulheres para ensinar a Sua Palavra com coragem, ousadia e sabedoria.

Cada um de nós que ensina a Palavra de Deus tem uma responsabilidade diante do Senhor. Não podemos esquecer que somos apenas instrumentos nas mãos de Cristo. Por isso, não há lugar para orgulho ou vaidade, mas temos que cultivar a humildade de reconhecer que, na verdade, é Deus que age em nossas vidas, nos capacitando para ensinar. Tudo vem do Senhor e é a Ele quem dedicamos aquilo que somos e o que fazemos. O nosso propósito principal como servos de Deus e professores deve ser o de fazer tudo para a glória de Deus. Relacionado a essa questão, em 1 Coríntios 10: 31, o apóstolo Paulo escreveu: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.

Tudo o que fizermos (e aqui incluído o nosso ministério de ensinar) precisa ser concretizado considerando o fato de que Deus deve ser glorificado por meio daquilo que realizamos. Se eu ensino, devo glorificar ao Senhor através dessa atitude. E o que isso significa? Que o nosso dom de ensinar deve ser usado tendo como objetivo ajudar as pessoas a conhecerem ainda mais a Deus e aos seus ensinamentos. Que devemos motivar os nossos alunos a estreitarem o seu relacionamento com o Cristo ressurreto e a serem controlados pelo Espírito Santo. Que, através da nossa vida, do nosso exemplo e do nosso testemunho, as outras pessoas vejam o agir e o poder de Deus atuando em cada um de nós.

Exercer o dom de ensinar com excelência é um grande desafio e uma grande responsabilidade. Todavia, podemos ter a convicção de que o Senhor nos chamou para esse ministério, sempre nos capacitando e nos concedendo a sabedoria necessária. Sendo assim, que sejamos inspirados pelo nosso Mestre a continuar fazendo diferença na vida dos nossos alunos, cumprindo dessa forma, o chamado de Deus para cada um de nós. Por isso, a minha oração é que continuemos a exercer o ministério do ensino com excelência, para a glória de Deus!

A você professor que ensina em seu trabalho secular ou na igreja, que o nosso Mestre Jesus continue te abençoando, te fortalecendo e te dando sabedoria! Feliz Dia do Professor!

“Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez. Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos, de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos. Então eles porão a confiança em Deus; não esquecerão os seus feitos e obedecerão aos seus mandamentos”. Salmos 78:4-7

No Senhor, em quem nosso trabalho como professor e nosso ministério de ensinar não é vão.

Por: Professora Cláudia Duarte

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários