O Deus que trabalha

“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera”. Isaías 64:4

Estamos próximos do dia do trabalho. Para a maioria é um feriado merecido. Afinal, é bom ser lembrado e saber que a sustentação da sociedade deve-se aos trabalhadores. Todos merecem os parabéns, com exceção as atividades pecaminosas e criminosas. Sendo de forma honesta, não existe trabalho feio, feio mesmo é não trabalhar.

O trabalho dignifica quem o faz. Produz inúmeros sonhos e projetos. Torna o trabalhador útil e merecedor da vida. O trabalho em si é símbolo de nobreza, de sustentação, de independência e liberdade.

Quando olhamos para a Bíblia vemos conselhos profundos: “No suor do teu rosto comerás o teu pão…” – Gênesis 3:19, “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra” – Êxodo 20:10. E para os displicentes ordena: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso…” – Provérbios 6:6 e “…Se alguém não quer trabalhar, também não coma”. II Tessalonicenses 3:10.

Os grandes heróis Bíblicos foram chamados quando estavam realizando algo. Moisés recebeu sua missão quando pastoreava no monte Horebe, Josué quando servia Moisés, Gideão quando malhava o trigo, Davi quando apascentava ovelhas, Eliseu quando arava o campo, Oséias quando amassava pães, Amós quando colhia frutos, Mateus quando cobrava impostos, Pedro, André, Tiago e João quando pescavam…. Todos eram atuantes, ninguém estava parado quando foi vocacionado.

Estas recomendações existem porque temos um Deus que trabalha. Trabalhou na criação não apenas através de seu poder criativo e autoridade, mas de forma especial ao formar o ser humano. Homem e mulher são resultados diretos das mãos de Deus – Gênesis 2:7, 21-22.. Os Dez mandamentos também tiveram uma ação direta do trabalho de Deus – Êxodo 31:18.

Deus o Pai e seu Filho Jesus,  trabalharam e trabalha na sustentação do universo. Em reconhecimento a isto Jesus declarou: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. João 5:17.

Apesar das grandezas destas verdades queremos destacar o maior trabalho, a maior das ações  de Deus que foi o plano de redenção da humanidade. Muito poderíamos dizer, porém o texto de Filipenses 2:5-11 Por si mesmo declara: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, pois ele subsistindo em forma de Deus, não julgou por usurpação o ser igual a Deus, antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai”.

Este Deus, maravilhoso que é, trabalhou e trabalha continuamente, intervém a cada instante, libera suas eternas misericórdias, suas incontáveis bênçãos, sua doce graça,  para que você seja feliz para sempre.

Por: Pr. Elias Ferreira

Sem comentários