O Professor “Ligado” conhece seus alunos

Cada criança é única. Seria impossível “encaixar” todas elas em um gráfico geral. Nosso objetivo é despertar os professores para algumas características típicas das diferentes faixas etárias e oferecer sugestões práticas. Aconselhamos que não se limitem a este gráfico, mas observem e descubram as características próprias de seus alunos.

 

IDADE 0-1

Características – Aos poucos, torna-se consciente do ambiente ao seu redor, focaliza os olhos e responde a estímulos.

Material adequado/Estratégias – Uso de fotos coloridas e grandes. Repetição de versinhos e cânticos simples.

 

IDADE 1-2

Características –  Começa a entender a existência continua de objetos não presentes e a relação causa-efeito

Material adequado/Estratégias – Uso de livros com figuras grandes, uma por página, e que a criança possa manusear. Repetição de versos e cânticos simples, com gestos, mas sem fazer esforço para que ela os repita.

 

IDADE 2-3

Características – Fluência verbal. Por iniciativa própria, começa a repetir frases memorizadas, versículos, cânticos e fatos. A imaginação começa a se desenvolver. A concentração é curta, dois ou três minutos de cada vez. Pode concentrar-se numa só ideia por vez e focaliza uma imagem apenas. Descobre o ambiente imediato ao seu redor e começa a descobrir a si mesma.

Material adequado/estratégias. Uso de livros que a criança possa “ler” sozinha e que estimulem a sua imaginação. Ensino bem simples e repetido, uma ideia por vez. Repetição das mesmas histórias curtas várias vezes.

 

IDADE 3-4

Características –  Maior desenvolvimento da imaginação e da fluência verbal. Curiosidade – “porquê?” Independente, explora mais as atividades em grupo. Começa a estar ciente dos problemas do mundo “real”.

Material adequado/Estratégias – Uso de histórias mais compridas e envolventes, versos sem rima, cânticos variados.

 

IDADE 4-5

Características – Pode fixar a atenção de 4 a 10 minutos. Tem interesse nas atividades dos outros em manter uma conversa. Sua imaginação é ativa, mas não tem ainda muita noção de tempo e espaço. Consegue repetir as histórias que ouviu consegue já pode distinguir entre o certo e o errado. Algumas começam a ler e a contar

Material adequado/Estratégias – Uso de flanelógrafo, fantoches e dramatização em geral. As histórias podem ser repetidas menos vezes. Introdução de uma variedade de livros e ilustrações, mais detalhados, e de livros sobre lugares, pessoas, animais desconhecidos.

 

IDADE 5-6

Características –  Desenvolve sociabilidade interesse no mundo ao seu redor. Memoriza e recita versos. Gosta de atividades participativas.

Material adequado/Estratégias – Leitura de livros em “série”. Dramatização de histórias bíblicas, incentivo aos trabalhos manuais, canto e o uso de instrumentos simples.

 

IDADE 6-8

Características – Gosta de se identificar com personagens limitá-los. Consegue manter-se atento por até 20 minutos. Tem boa memória, muita imaginação e raciocínio verbal. É criativa e responsável.

Material adequado/Estratégias – Atividades que exijam participação intensa (charadas, fantoches, dramatizações, brincadeiras com palavras e números…). Leitura de histórias de personagens com os quais possa se identificar. Memorização de Versículos. Responsabilidade na direção da aula, de vez em quando.

 

IDADE 9-11

Características – Ganha coordenação motora. É ativa, participativa, competitiva. Possui raciocínio lógico e ótima capacidade de memorização. Seus seus talentos estão em desenvolvimento.

Material adequado/Estratégias – Uso de dramatizações, concursos bíblicos, charadas, álbuns e coleções, desafios em geral, memorização de versículos, trabalhos manuais detalhados. As histórias devem ter aplicações práticas. Envolvimento em ministério com a turma.

 

IDADE 12-14

Características – Passa por períodos alternados de energia e grande cansaço. Espírito prático, desafiador e aventureiro – gosta de explorar o mundo e testar os seus limites. Recebe grande influência dos colegas.

Material adequado/Estratégias – Desafios no estudo bíblico (perguntas, pesquisas). Leitura de biografias. Contato com ministérios que desafia e confrontem com a realidade. Conversa aberta, segura, honesta. Ênfase na importância de fazer escolhas de acordo com os princípios bíblicos. Responsabilidade mais frequente na direção da aula.

 

IDADE 15-18

Características – Espírito crítico, prático, aventureiro. É capaz, responsável, independente, mas com tendências eventuais em segurança e introspecção.

Material adequado/Estratégias – Estudo de doutrinas com aplicação prática. Diálogo franco e estudo sobre Cristo, escolha do parceiro e da profissão. Responsabilidade em ministério prático e participação em viagens missionárias e outros ministérios.

 

Fonte: 101 ideias criativas para professores – Págs 46-49

Sem comentários