O silêncio de Deus

“Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte;” Salmos 13:3

O silêncio é inquietante, muitas vezes até perturbador e considerado uma forma de desprezo ou até abandono. A ausência de uma resposta a algum questionamento nos deixa dúvidas do motivo de tal comportamento. Mas o que será que o silêncio de Deus quer dizer? O que podemos aprender com Sua ausência de resposta?

O silêncio é muito associado a desprezo ou menosprezo, mas não podemos achar que, por Deus estar em silêncio, significa que não está cuidando de nós. Veremos através da Palavra de Deus alguns motivos que geram o silêncio de Deus mediante as nossas orações.

O primeiro motivo pode estar ligado ao fato de pedirmos algo errado ou algo que nos fará mal.  “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” Tiago 4:3

Muitas vezes pedimos coisas para Deus achando que serão boas para nós, mas Ele sabe o que é bom e o que será ruim para nós. Em I Jo 5:14 lemos que: “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus, se pedirmos alguma coisa de acordo com a Sua vontade, Ele nos ouve.” Precisamos refletir sobre nossos pedidos e analisar se, de alguma maneira, meu pedido pode ir contra os preceitos e a vontade de Deus.

O segundo motivo pode ser porque ainda não chegou a hora de acontecer o que pedimos. Como vemos em: “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3:1

Existem três tipos de resposta de Deus: Sim, Não e Espere. Quando a resposta é SIM ficamos contentes, quando a resposta é NÃO, nos conformamos, mas como é difícil aceitar o silêncio e a espera da resposta de Deus.

Nossa ansiedade e impaciência podem atrapalhar a ponto de acharmos que sabemos melhor que Deus a hora para as coisas acontecerem. Se ainda não ouvimos a resposta Dele, devemos descansar e esperar, pode ser que não tenha chegado a hora dela aparecer.

O terceiro motivo tem a ver com o silêncio que testa e aperfeiçoa nossa fé.

Como reagimos diante do silêncio de Deus? Abandonamos ou confiamos mesmo sem resposta? No início do Salmo 13 o salmista se vê angustiado e clamando pela resposta e o agir de Deus, porém vemos no final que sua angústia não abala sua fé e ele exclama que confia em Deus.

Outro exemplo que temos é a vida de Jó, – Jó 30:20 – “Clamo a Ti, ó Deus, mas não me respondes, fico de pé, mas apenas olhas para mim.”

Vemos neste trecho Jó se lamentando por não ouvir a resposta de Deus para sua angústia e sofrimento, mas a história de Jó é totalmente diferente e ele agora exclama que passou a conhecer verdadeiramente a Deus: Jó 42:5 – “Meus ouvidos tinham ouvido a Seu respeito, mas agora os meus olhos te viram.”

As tribulações e o silêncio de Deus podem nos levar a ter mais fé e confiança em Seu poder e assim nos tornarmos mais íntimos Dele.

Outro motivo também muito importante é que as vezes Deus fala, mas somos nós que não conseguimos ouvir.

Observe as palavras de Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” João 10:27

Será que Deus está falando e sou eu que não estou ouvindo?

As ovelhas reconhecem seu pastor através de sua voz, por terem um contato diário com ele, elas não se confundem mesmo que ele esteja em meio há muitas outras pessoas. Se quisermos ouvir a voz de Deus precisamos ser íntimos Dele, a ponto de reconhecer sua voz mesmo em meio ao barulho dos problemas.

Para isso precisamos de um contato diário, através das orações, leitura de Sua Palavra e momentos de comunhão com Ele.

Como então podemos lidar com o silêncio de Deus? A resposta é simples está contida na Palavra de Deus: Salmos 46: 10-11: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, serei exaltado entre os gentios, serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”

Descanse no silêncio do Senhor e saiba que mesmo sem aparentemente estar dizendo nada, Ele não deixa de cuidar, proteger e amparar Seus filhos.

Por: Ricardo Rodrigues escritor do site www.seliganapalavra.com

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários