O superpoder da paciência

Superpoderes cristãos é uma série que aborda diversas características e atitudes que um cristão pode e deve ter para que faça diferença no mundo que o rodeia. São poderes sobrenaturais dados pelo próprio Deus para nos capacitar a enfrentar as lutas do dia a dia.

 “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz paciência; a paciência, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” Romanos 5:3-5

O superpoder da paciência está estritamente ligado à outra dádiva divina, a esperança. Pessoas pacientes são aquelas que confiam fortemente na ação de Deus mesmo que demore muito a acontecer. A paciência no dia a dia, principalmente nos dias atuais onde tudo é estressante e todos são impacientes torna-se um atributo fundamental para se viver bem.

Vemos a falta dela no trânsito, nas filas, nos discursos e nas palavras secas e desanimadoras. É como um produto raro que está em falta no mercado, alguns ainda possuem um pouco dela, outros há muito tempo nem lembram qual é o seu significado. Podemos considerá-la como um superpoder, pois tem a capacidade de transformar situações, mudar sentimentos e trazer alegria e paz a corações raivosos e endurecidos.

A pessoa paciente demonstra que possui uma satisfação que a torna imune aos problemas e situações estressantes do cotidiano. Não que ela esteja alheia a tudo o que acontece, mas seu modo de encarar a vida nos mostra que sua esperança é firmada em algo que ultrapassa o entendimento  e a capacidade humana. A paciência é um poder que vem de Deus e só a tem quem vive intimamente com Ele e consegue descansar em Seu amor e na certeza de uma vitória maior no futuro.

Bem disse Mattos Nascimento numa de suas músicas: “Em meio às lutas, vai tudo bem; em meio às provas vai tudo bem,”. Este é o segredo do superpoder do cristão, conseguir ser paciente mesmo em meio às pressões que sofre. E essa paciência é tradução de uma palavra grega hypomone que significa mais que fortaleza; significa o espírito que pode vencer o mundo; não significa o espírito que resiste passivamente, mas sim vence e conquista ativamente as provas e tribulações da vida.

Entenda bem, este superpoder não é apenas um escudo, mas também uma espada que ataca a situação com a certeza do agir do poder divino e a vence pela fé que o acompanha.

O homem paciente é aquele que carrega consigo o poder do amor de Deus, por esta razão é paciente tanto diante das dificuldades como também no trato com as pessoas. Nem todos são iguais, nem todos pensam iguais, mas Jesus nos ensinou o dom e as virtudes da paciência e misericórdia com nosso próximo. Munido de tal ensinamento devemos exercitar este poder nos deixado, sendo pacientes, amando, perdoando e suportando uns aos outros em amor, para que o mundo possa conhecer a Cristo através de nosso exemplo, e que o superpoder da paciência sirva tanto para suportar os dias maus, quanto para ganharmos pessoas através do amor que flui de Deus, passa por nossas vidas e atinge a todos que nos rodeiam.

“Quando a esperança do homem está posta em Deus não se pode tornar pó e cinza. Quando a esperança do homem está posta em Deus não pode ser frustrada. Quando a esperança do homem está posta no amor de Deus nunca pode ser uma ilusão, porque Deus nos ama com um amor eterno, o qual está respaldado por um poder eterno.” W. Barclay

Por: Ricardo Rodrigues do site www.seliganapalavra.com

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários