Série: Superpoderes Cristãos – O poder da União

Superpoderes cristãos é uma série que aborda diversas características e atitudes que um cristão pode e deve ter para que faça diferença no mundo que o rodeia. São poderes sobrenaturais dados pelo próprio Deus para nos capacitar a enfrentar as lutas do dia a dia.

 “Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.” I CO. 12:12

Este superpoder tem uma característica importante, não pode se usado sozinho e só é ativado quando todos se unem num único propósito. Diante da sociedade individualista que fazemos parte, a união do chamado povo de Deus é algo de altíssima importância para o sucesso e o agir de Deus por meio dele. Da mesma forma que é impossível ser feliz sozinho é igualmente impossível ser igreja sozinho, pois ela é um corpo constituído de muitos membros.

Durante todo este capítulo da carta aos coríntios, vemos Deus nos ensinando que precisamos aprender a dar valor, respeitar e dar suporte uns aos outros como membros de um mesmo corpo que são tão importantes quanto individuais.

Não somos iguais uns aos outros, temos dons e aptidões diferentes, opiniões que divergem em algum ponto, as vezes até viemos de lugares e costumes totalmente opostos. Porém a Palavra nos diz que existe algo que nos torna membros de um mesmo corpo, e é justamente o Espírito Santo de Deus que nos leva de meros indivíduos a membros essenciais e insubstituíveis do mesmo corpo.

O poder da união é capaz de unir essas pessoas tão diferentes para que juntas formem uma mistura homogênea chamada igreja. Este poder desce diretamente do céu quando Cristo nos une e nos comissiona a levar o evangelho, mostrando ao mundo que somos ligados uns aos outros, da mesma forma que Ele é um só com o Pai.

Para que não percamos este poder ou enfraqueçamos pelo caminho devemos sempre nos lembrar dos membros mais fracos. Assim como o corpo humano sofre por inteiro quando um órgão padece, devemos aprender a ajudar nosso irmão quando este passa por um momento de fraqueza. Nunca julgar, humilhar ou acusar, mas sempre ajudar, apoiar, estender a mão, para que aquele membro que hoje está fraco e desonrado volte a ser um membro forte e ativo na obra do Senhor.

Você já viu os patos voando enquanto estão migrando de um lugar a outro? Eles voam numa formação parecida com a letra “V”. Voam assim, pois o líder que vai a frente vai cortando o vento para que os pássaros que vão atrás possam voar com mais facilidade e se desgastando menos. Quando o líder cansa ele voa para o final da formação e outro pato mais descansado toma à dianteira, mantendo o voo na mesma velocidade e constância.

Que engraçado, os patos aprenderam o poder da união antes de muitos de nós. Devemos tirar uma lição deste exemplo espetacular da natureza. Haverá dias em que estarei forte e poderei voar na frente, mas também chegará o dia em que não estarei com forças e precisarei da ajuda do meu irmão, para que eu possa descansar.

Não negue isso a seus irmãos da fé, precisamos ter a consciência de que devemos sofrer as dores do nosso próximo como se fossem nossas dores e também dividir suas alegrias como se fossem nossas alegrias.

Um só corpo, um só amor, uma só fé, um só Espírito, sempre juntos na presença do nosso Deus, para que o poder da união possa mostrar ao mundo que o amor que nos une é o mesmo que faz tanta falta nele.

“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.” I CO 12:27

Por: Ricardo Rodrigues escritor do site www.seliganapalavra.com.br

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários