Nível de represas na Cantareira é o pior em 10 anos, afirma Sabesp

Devido à falta de chuva, os níveis das represas em São Paulo estão abaixo da média. O Sistema Cantareira, formado por quatro represas, está com 23% da capacidade. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a situação é a pior dos últimos 10 anos.

O problema vem piorando desde dezembro do ano passado, quando choveu só 83 milímetros – segundo Instituto Nacional de Meteorologia. De acordo com a Sabesp, o mês passado foi o que registrou menor índice de chuvas nos últimos 84 anos.

Nível do Sistema Cantareira cai e Sabesp pede uso racional da água

O sistema é responsável por abastecer casas de mais de 8 milhões de moradores da Zonas Norte, Centro, pequena parte da Zona Leste e 10 municípios da região metropolitana (Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul e parte dos Municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André).

Saiba como economizar

Para economizar, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias. Veja abaixo:

– tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;

– lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;

– não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;

– ao lavar o carro, use um balde;

– acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;

– deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.

Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp disponibiliza  um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e tarde.

Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão.

Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência. Visite o site da Sabesp para conferir os endereços.

Fonte: Globo

Sem comentários